Geração Saúde 2

 

Série sobre prevenção de saúde, produzida pela TV Escola/ SEED/ MEC em parceria com o Ministério da Saúde, para educação e informação de jovens dos ensinos fundamental e médio sobre temas como sexualidade, prevenção às DST, nutrição e saúde oral. A Disciplina de Telemedicina foi responsável por todo o conteúdo científico, incluindo roteiros e entrevistas com especialistas. A série é enriquecida também com as sequências do Projeto Homem Virtual (corpo humano em 3D) sobre cada um dos temas apresentados.

 

Temas abordados por (episódio)

 

Puberdade (2), Obesidade (3), Prevenção às DST (4), Halitose (5), Anorexia (6), Qualidade alimentar (7), HIV (8), Gravidez na adolescência (9), Saúde oral (10), Câncer de Boca (11), Métodos contraceptivos, Sífilis (13), HPV (14).


Produzido em 2010
Total de 15 episódios


Episódio 1: O começo de uma nova vida

A jovem Rita chega a João Pessoa com o desafio de buscar uma nova vida. Cheia de receios e incertezas, ela começa a conhecer novos amigos na sua nova cidade. E por meio do seu olhar, o público vai conhecer o ambiente e os principais personagens que vão construir essa história: a formação do time de futebol de areia, a amizade entre os adolescentes e o quiosque no calçadão da praia, sob o comando de Seu Romero.

Episódio 2: Puberdade

Na puberdade o nosso corpo sofre grandes transformações. Nossos desejos sexuais afloram, o pênis dos meninos sofre modificações, as meninas menstruam e o corpo de ambos ganha novas formas. No segundo episódio de Geração saúde 2, a gente vai perceber como essas mudanças aconteceram na vida dos jovens Isadora, Tapioca e Carla. Ao mesmo tempo, Rita continua tentando começar uma vida nova e sai pela cidade à procura de um novo emprego.

Episódio 3: Em crise com a balança

Bira está vivendo uma crise: está difícil resistir às guloseimas que tanto gosta, e ao mesmo tempo ele começa a perceber que está ganhando uns quilinhos. Com a preparação física comprometida, seu rendimento como goleiro do time de futebol de areia fica cada vez pior, e a autoestima também começa a ser afetada. Enquanto isso, os amigos de Bira estão mais interessados em outra coisa: sexo e beijo na boca. Rita vai ao posto de Saúde para continuar seu tratamento.

Episódio 4: Como se prevenir delas: as DST

O Professor Roberto promove uma palestra em sala de aula sobre DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis. Os nossos heróis, apesar da resistência de alguns, vão à escola e discutem sobre formas de contágio, tratamento e prevenção. Depois do episódio, o debate do Geração saúde pega carona das dúvidas da moçada: discute com especialistas as formas de tratar o assunto e mostra como Úgor Lourenço, ator que interpreta Tapioca, se preparou para fazer o personagem.

Episódio 5: Bafo de onça nunca mais

Pedro tem sua primeira consulta na dentista e começa a seguir à risca seu tratamento contra o mau hálito. Ainda inseguro, ele precisa de apoio e incentivo para abrir a boca perto de outras pessoas, principalmente de Rita, por quem começa a se interessar. Bira continua lutando contra a vontade de comer guloseimas e resiste ao novo cardápio, mais saudável, adotado pela família, enquanto Leila não gosta da imagem que vê no espelho. Enquanto isso, seu Romero sofre de uma dor de dente terrível e agora é a sua vez de procurar a dentista.

Episódio 6: Anorexia. Uma doença silenciosa.

Rita e Pedro marcam o primeiro encontro, enquanto Leila atravessa um momento difícil. A relação com sua família está tensa e conflituosa. Os primeiros sinais da anorexia começam a se manifestar. Como a família e a escola podem ajudar? O debate logo após o episódio discute os transtornos alimentares: fala sobre os principais sintomas e comportamentos, e como que se deve agir nos casos de suspeita e diagnóstico.

Episódio 7: Fazendo as pazes com a balança

Depois de muito procurar, parece que Rita finalmente começa a chegar perto de seu novo emprego. Em sala de aula, Isadora e sua turma vão aprender a reconhecer e a montar uma boa refeição com base na pirâmide alimentar. Enquanto isso, Bira ainda procura se adaptar ao seu novo estilo de alimentação saudável. O debate logo após o episódio mostra que é possível ter uma alimentação ao mesmo tempo saudável e prazerosa.

Episódio 8: Visa positiva

Adaptada à cidade e com novo emprego em uma locadora de filmes, a jovem Rita mostra neste episódio alguns dos aspectos da condição de vida de HIV positivo. As visitas periódicas ao médico, a adesão ao coquetel de medicamentos e os hábitos saudáveis norteiam o seu estilo de vida. Ela consegue levar tudo numa boa. Mas e o amor? Contar ou não para Pedro, por quem começa a se apaixonar, que ela é soropositivo?

Episódio 9: Menstruação atrasou. E agora?

A menstruação atrasou. Toca o sinal de alerta. Fátima faz o teste de gravidez e… Pronto! O céu está para cair sobre a cabeça da nossa romântica personagem. Ela se desespera, procura ajuda da amiga Carla, mas não encontra solução. Ela pensa em pedir ajuda a um ginecologista e, por fim, se abre com Danilo, o namorado, que fica completamente desorientado com a possibilidade de se tornar pai. E agora? O que fazer?

Episódio 10: Saúde também começa pela boca

Enquanto Seu Romero faz tratamento no dentista após quase perder um dente, Bira, Tapioca, Carla, Fátima e a turma da escola visitam uma faculdade de Odontologia e aprendem questões relacionadas à estrutura e à saúde bucal. Com autorização dos pais, Rafael está decidido a colocar um piercing na boca, e por outro lado Leila está cheia de dúvidas: não sabe se se matricula nas aulas de natação ou de dança.

Episódio 11: Câncer de boca. Que papo é esse?

Dona Gegê, que trabalha na casa do Bira, leva um susto na visita ao dentista. No consultório, ela descobre que uma pequena ferida provocada pela má colocação de sua dentadura poderá um dia provocar câncer de boca se não for tratada. O terceiro bloco do programa traz um debate que mostra os problemas que podem ser causados pelas próteses dentárias, e como identificar o momento em que é necessário trocá-las.

Episódio 12: Contraceptivos

Após desconfiar que estava grávida, Fátima vai à médica com sua amiga Carla e as duas descobrem que as pílulas anticoncepcionais são coisa séria e devem ser usadas com cautela. Na escola, os amigos Tapioca, Bira, Carla e Fátima assistem a uma aula sobre camisinha e outros métodos contraceptivos. A turma fica eufórica com o assunto.

Episódio 13: Sífilis. Indolor e perigosa.

Com um trabalho escolar para apresentar em sala de aula, surge a idéia de criar um jogo de tabuleiro sobre o tema “Doenças sexualmente transmissíveis”. Tapioca, Bira, Carla e Fátima elaboram as questões do jogo. Enquanto isso, Pescocinho percebe que algo está errado com seu corpo e enfrenta os primeiros sintomas da sífilis. Depois de conversar com Pedro, ele toma coragem para visitar o médico e conhecer as formas de tratamento.

Episódio 14: HPV. Que doença é essa?

Tapioca desconfia que está com HPV, e depois de conversar com o amigo Bira sobre o assunto resolve ir ao médico se consultar. Ele se apavora. Diante dessa situação, surge mais um conflito: a vergonha de se expor. No quiosque da praia, Rita pede ajuda a Pedro e Seu Romero para organizar um evento que vai reunir atividades culturais e esportivas, com foco em orientação sobre a saúde dos jovens.

Episódio 15: Geração Saúde

Na despedida da série, os nossos heróis e os professores da Escola Augusto dos Anjos, com apoio da comunidade e de profissionais de saúde da cidade resolvem fazer um grande evento de conscientização da saúde sexual, alimentar e bucal. As atividades acontecem na praia, no dia da abertura do campeonato de futebol de areia juvenil. O futuro de cada um dos personagens da série é revelado pela narradora Rita.