Prof. Dr. Chao Lung Wen, chefe de disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP.

Prof. Dr. György Miklós Böhm, professor emérito da Faculdade de Medicina da USP.

Carlos Gustavo Zagatto, líder de computação gráfica 3D do corpo humano.


O Projeto Homem Virtual foi iniciado em 2003 sob a liderança acadêmica dos Profs. Drs. Chao e György e liderança técnica computacional 3D de Gustavo, que buscavam novos métodos de comunicação para transmitir conhecimentos científicos e acadêmicos de saúde.


 

O Projeto

 

O Projeto Homem Virtual é o desenvolvimento de estruturas tridimensionais do corpo humano que aliam o expertise acadêmico, o poder da comunicação gráfica de associação de imagem e conceito com o aspecto dinâmico que mostra fisiologicamente o que acontece.

As imagens dinâmicas que reproduzem os componentes do nosso organismo, desde moléculas a músculos, apresentam o conhecimento científico de maneira objetiva, simples e rápida. Permitindo não só a compreensão da anatomia e fisiologia, mas também a demonstração de patologias, ações dos medicamentos e das técnicas de procedimentos cirúrgicos.

O Homem Virtual é fruto do trabalho conjunto entre profissionais das áreas de design digital, comunicação, tecnologia e experts da Medicina e demais áreas da saúde que validam todo o desenvolvimento e roteiro de aprendizado. Sendo assim uma ferramenta educacional com alta credibilidade científica, já amplamente utilizada no ensino de Medicina de renomadas instituições, como a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e a Universidade do Estado do Amazonas; no Ensino Médio, por meio do Projeto Jovem Doutor; por livros didáticos de ensino médico, como o Tratado de Clínica Médica, entre outros.

Flexibilidade
O Homem Virtual é uma ferramenta educacional altamente flexível. As estruturas 3D funcionam como objetos de aprendizagem, ou seja, são conjuntos reutilizáveis de informações que podem ser empregados em diferentes contextos, com públicos-alvo distintos, de acordo com a estratégia pedagógica. Exemplo: a estrutura que mostra a pele com a epiderme pode exibir dois feixes e explicar como ocorre a incidência dos raios UVA e UVB. Essa mesma estrutura também pode ser utilizada para ilustrar como a pele protege contra a invasão de bactérias. Outro uso é mostrar como e onde nessas camadas da pele se forma o câncer. Além disso, quando vários objetos educacionais são unidos num roteiro pedagógico ele pode se transformar em uma unidade de conhecimento, que é autossuficiente para transmitir determinado as informações relacionadas ao tema abordado.

Principais áreas beneficiadas

Área da saúde

Apoio ao diagnóstico, ao planejamento cirúrgico e modelagem e produção de próteses sob medida.

Ensino Médio

Abordagem de temas relacionados à juventude, como Puberdade, DST, Saúde Bucal, Obesidade, Drogas, entre outros

Ensino Superior

Ferramenta utilizada em cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fonoaudiologia e demais áreas da saúde

Comunicação

Documentários e reportagens sobre saúde explicados com precisão e didática. Exemplo: Questão de Peso, Globo

Postos de saúde

Disponibilização de material educacional para salas de espera

Editoras

Complementação de livros didáticos para ensino superior e médio.

Museus e Espaços públicos

Exposições interativas sobre saúde, como o caso do Catavento Cultural em São Paulo

Equipe multidisciplinar

A modelagem 3D é a junção de dois tipos de especialistas: o designer digital expert em corpo humano e o professor especializado no tema a ser desenvolvido. Depois que a modelagem está validada, é possível adaptar o Homem Virtual à estratégia educacional e comunicacional desejada.

Ou seja, o especialista no tema também se une a profissionais de roteirização educacional e mídias audiovisuais para a produção de um vídeo com narrativa. Outra possibilidade, é a interação com profissionais de tecnologia para a criação e impressão de um molde físico 3D. Há ainda como aplicar o Homem Virtual a um livro digital interativo, ou adaptar o tema em uma série de dramaturgia.

O Homem Virtual é um recurso extremamente versátil. Tudo depende da estratégia utilizada.

Consulte nossos estrategistas educacionais

 

Contato